Pedro Ferraz da Costa, João Salgueiro e Bernardo Meyrelles, respectivamente Presidente do Conselho Directivo, Presidente da Mesa da Assembleia Geral e membro da Comissão Executiva do Forum para a Competitividade, recebidos pelo Presidente da República dia 17 de Junho.

A seu pedido, os Órgãos Sociais apresentaram ao Presidente da República as recomendações do Forum sobre IDE (Investimento Directo Estrangeiro).

Trata-se de um trabalho de uma Comissão ad hoc formada por Empresários, Associações, Confederações e Câmaras de Comércio, sob coordenação do Forum, que foi discutido num seminário sobre o tema, realizado  no passado dia 22 de Maio.

Nestas “Recomendações ao Governo e às Instituições Públicas sobre Estratégia e Medidas a tomar”, é feita a análise da situação actual em matéria de IDE (que sofreu uma redução de 13,5% de 2011 para 2012) e é apresentado o enquadramento geo-estratégico do País nesta matéria, sendo referido que “o País não pode crescer mantendo o foco nem exclusivamente no que já exporta, nem mantendo uma fixação na Europa”.

No trabalho são, igualmente, analisados os factores de atractividade, as condicionantes e ameaças, sublinhando-se que Portugal não está na “short list” de IDE a nível global, o que dificulta a concretização de operações de novos investidores (o IDE está sobretudo ligado a empresas que já operam em Portugal).

Finalmente, o trabalho apresenta as áreas geográficas e os sectores preferenciais para captação de IDE e um conjunto de medidas a tomar a curto e médio prazo, designadamente uma nova estratégia de promoção externa e medidas concretas sobre funções do Estado e gestão pública.