Destaques

Artigos destacados, que são Notícia ou Opinião

Nº 31 Perspectivas Empresariais – 3º Trimestre de 2025

Consulte aqui o nº 31 da publicação trimestral do Forum para a Competitividade, relativo ao 3º trimestre de 2025, que inclui: conjuntura nacional; as empresas e os seus custos; conjuntura internacional; mercados; legislação; e o especial “Melhorar o Crescimento Económico”, de Pedro Braz Teixeira.

O Forum para a Competitividade estima uma ligeira recuperação do crescimento, de entre 1,8% e 2,0% em 2025 para entre 2,0% e 2,3% em 2026.

Poderemos ter cerca de 100 mil milhões de euros de investimentos a aguardar autorizações. Precisamos de eliminar os obstáculos ao investimento, sobretudo a nível do licenciamento; atrair mais e melhor investimento, em particular IDE; reduzir os obstáculos ao aumento de dimensão das empresas.

Conversa entre Pedro Ferraz da Costa, José Manuel Fernandes e Federico Barttfeld a propósito da publicação do livro «Javier Milei – A Causa da Liberdade».

A Oficina da Liberdade e as Publicações Dom Quixote convidam para uma conversa entre Pedro Ferraz da Costa, José Manuel Fernandes e Federico Barttfeld a propósito da publicação do livro «Javier Milei – A Causa da Liberdade».

Data: 21/Outubro (terça-feira)
Horário: 18h00 – 19h30
Local:
AIP – Associação Industrial Portuguesa
Sala dos Presidentes
Praça das Indústrias – Junqueira
1300-307 Lisboa

Convidados:
Pedro Ferraz da Costa (ex-CIP/Fórum para a Competitividade)
José Manuel Fernandes (Observador)
Federico Barttfeld (Embaixador Argentina)

(Não é necessária inscrição prévia)

Seminário “Orçamento do Estado 2026” – 23 de Outubro, 14h30, AESE Business School

O Forum para a Competitividade vai coorganizar com a AESE Business School e a Deloitte, no próximo dia 23 de Outubro, coorganizado , o seu habitual seminário sobre o Orçamento do Estado, onde serão abordadas as principais questões suscitadas pelo OE 2026.

A edição deste ano contará com dois Keynote Speakers de renome: Paulo Portas e o Prof. Ricardo Reis, e com dois painéis centrais:

OE2026 e a Competitividade Fiscal
Que resposta dá o Orçamento ao desafio de tornar o sistema fiscal português mais atrativo sem pôr em causa a sustentabilidade das contas públicas? Como conciliar justiça fiscal e competitividade num contexto de forte concorrência internacional?

Especialistas, decisores políticos e representantes empresariais vão debater a carga fiscal sobre o tecido produtivo, os incentivos ao investimento e o posicionamento de Portugal no contexto europeu e global.


Empresas maiores, economia mais forte: que papel pode ter o OE?
A reduzida dimensão média das empresas portuguesas continua a limitar produtividade, inovação e internacionalização. Este painel procurará discutir como o OE2026 pode ajudar a mudar esse cenário, com medidas concretas para promover escala empresarial, facilitar o acesso a capital, simplificar a burocracia e criar um ambiente mais propício ao investimento e ao crescimento sustentável.


Mais do que analisar números, este debate propõe-se discutir opções estratégicas e questionar se o Orçamento do Estado para 2026 está verdadeiramente alinhado com as ambições de competitividade e crescimento do país.

 

Nota de Conjuntura nº 113 – Setembro de 2025

Consulte aqui a Nota de Conjuntura do Forum para a Competitividade, relativa ao mês de Setembro de 2025.

O Forum para a Competitividade estima que o PIB do 3º trimestre tenha abrandado em cadeia de 0,7% para entre 0,3% e 0,5%, de que resultará, ainda assim, uma aceleração em termos homólogos, 1,8% de para entre 1,9% e 2,1%.

A manterem-se os actuais crescimentos do emprego acima dos 3%, bastariam aumentos modestos da produtividade para o PIB crescer em torno dos 4%.

Nota de Conjuntura nº 112 – Agosto de 2025

Consulte aqui a Nota de Conjuntura do Forum para a Competitividade, relativa ao mês de Agosto de 2025.

No 2º trimestre, o PIB passou de uma queda de 0,4% para um crescimento de 0,6% em cadeia, de que resultou uma aceleração homóloga de 1,7% para 1,9%.

Os dados preliminares do 3º trimestre permanecem mistos, sugerindo alguma timidez no desempenho económico.

Nota de Conjuntura nº 111 – Julho de 2025

Consulte aqui a Nota de Conjuntura do Forum para a Competitividade, relativa ao mês de Julho de 2025.

No 2º trimestre, o PIB passou de uma queda de 0,4% (revisto de -0,5%) para um crescimento de 0,6% em cadeia, de que resultou uma aceleração homóloga de 1,7% para 1,9%, um pouco melhor do que o esperado.

Os dados do PIB do 1º semestre somados à provável inflexão das perspectivas internacionais tornam um crescimento de 2% em 2025 mais próximo, embora ainda difícil, exigindo um crescimento médio de 0,8% em cada dos próximos dois trimestres.

Nº 30 Perspectivas Empresariais – 2º Trimestre de 2025

Consulte aqui o nº 30 da publicação trimestral do Forum para a Competitividade, relativo ao 2º trimestre de 2025, que inclui: conjuntura nacional; as empresas e os seus custos; conjuntura internacional; mercados; legislação; e o especial “Tarifas dos EUA: Consequências e Respostas”, de Pedro Braz Teixeira.

O Forum para a Competitividade estima um abrandamento do crescimento, de 1,9% em 2024 para entre 1,5% e 1,9% em 2025, recuperando para entre 1,6% e 2,2% em 2026.

Para 2026, há perspectivas mais favoráveis, devendo revelar-se o melhor ano de crescimento desde 2023. A nível internacional, esperam-se respostas mais nítidas da UE a Trump, na defesa, no comércio e no digital. A nível nacional, poderão chegar os primeiros sinais das reformas estruturais que têm vindo a ser anunciadas, começando a contribuir para um aumento do potencial de crescimento da nossa economia.

Nota de Conjuntura nº 110 – Junho de 2025

Consulte aqui a Nota de Conjuntura do Forum para a Competitividade, relativa ao mês de Junho de 2025.

O Forum para a Competitividade estima que, no 2º trimestre, o PIB em cadeia tenha passado de uma queda de 0,5% para uma recuperação entre 0,2% e 0,5%, o que corresponde a uma variação homóloga entre 1,4% e 1,7%.

A sucessiva deterioração das perspectivas externas e o resultado fraco do 1º trimestre colocam o PIB longe de atingir os 2% em 2025.

Nota de Conjuntura nº 109 – Maio de 2025

Consulte aqui a Nota de Conjuntura do Forum para a Competitividade, relativa ao mês de Maio de 2025.

No 1º trimestre, o PIB desacelerou muito fortemente em cadeia, de 1,4% para -0,5%, com o contributo da procura interna a diminuir de 0,7% para 0,1%, com uma queda do consumo privado, enquanto o contributo das exportações líquidas se deteriorou de 0,7% para -0,7%.

A deterioração das perspectivas externas e o abrandamento do consumo privado, para além do resultado muito fraco do 1º trimestre, reforçam a nossa expectativa de um crescimento abaixo de 2% em 2025.

Pedro Braz Teixeira no programa “Negócios da Semana”

Veja aqui a participação do Director do Gabinete de Estudos do Forum para a Competitividade, Pedro Braz Teixeira, no programa “Negócios da Semana”, na SIC Notícias ontem, dia 21/05/2025, que foi dedicado ao tema das eleições do passado dia 18/05/2025.

Scroll to Top