O Forum para a Competitividade vai coorganizar com a AESE Business School e a Deloitte, no próximo dia 23 de Outubro, coorganizado , o seu habitual seminário sobre o Orçamento do Estado, onde serão abordadas as principais questões suscitadas pelo OE 2026.
A edição deste ano contará com dois Keynote Speakers de renome: Paulo Portas e o Prof. Ricardo Reis, e com dois painéis centrais:
OE2026 e a Competitividade Fiscal
Que resposta dá o Orçamento ao desafio de tornar o sistema fiscal português mais atrativo sem pôr em causa a sustentabilidade das contas públicas? Como conciliar justiça fiscal e competitividade num contexto de forte concorrência internacional?
Especialistas, decisores políticos e representantes empresariais vão debater a carga fiscal sobre o tecido produtivo, os incentivos ao investimento e o posicionamento de Portugal no contexto europeu e global.
Empresas maiores, economia mais forte: que papel pode ter o OE?
A reduzida dimensão média das empresas portuguesas continua a limitar produtividade, inovação e internacionalização. Este painel procurará discutir como o OE2026 pode ajudar a mudar esse cenário, com medidas concretas para promover escala empresarial, facilitar o acesso a capital, simplificar a burocracia e criar um ambiente mais propício ao investimento e ao crescimento sustentável.
Mais do que analisar números, este debate propõe-se discutir opções estratégicas e questionar se o Orçamento do Estado para 2026 está verdadeiramente alinhado com as ambições de competitividade e crescimento do país.