O Forum para a Competitividade, em colaboração com a AESE Business School e a Deloitte, realizou no dia 23 de Outubro o seu habitual seminário sobre o Orçamento do Estado.
Sobre o tema, o Gabinete de Estudos do Forum para a Competitividade, dirigido por Pedro Braz Teixeira, elaborou um breve resumo do Orçamento do Estado 2026.
A abertura do evento esteve a cargo de Pedro Ferraz da Costa, Presidente do Conselho Directivo, seguida pela intervenção de Paulo Portas, sobre o tema “Consequências para Portugal e para a União Europeia da política aduaneira dos EUA e dos conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente”.
O painel sobre “O OE 2026 e a Competitividade Fiscal” foi moderado por Carlos Lobo (Ex- Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do XVII Governo Constitucional e Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e contou com a participação de António Nogueira Leite (Vice-Presidente do Forum para a Competitividade), Luís Belo (Partner Tax & Legal da Deloitte Portugal), Ricardo Reis (Partner de Tax da Deloitte) e Pedro Fino (CFO do Grupo Pestana).
O segundo painel foi dedicado ao tema “Como pode o OE 2026 ajudar a promover o aumento da dimensão média das empresas e estimular o investimento?” e contou a moderação de Cecília Meireles (Vogal do Conselho Directivo do Forum para a Competitividade e Secretária Geral da ATIC) e com a participação de Manuel Gama Quaresma (Associado Senior Tax and Private Clients da J+Legal), Susana Enes (Partner de Tax da Deloitte) e Francisco Vieira (Director do Programa AMEG e Professor de Operações, Tecnologia e Inovação da AESE Business School) .
A última intervenção esteve a cargo de de Ricardo Reis (Professor na London School of Economics) e foi dedicada ao tema “Perspectivas de evolução da economia portuguesa no curto e médio prazo“.
O encerramento do seminário esteve a cargo de Fátima Carioca (Dean da AESE Business School).








